qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Open Design e Jockey Club, unem tradição e design autoral em uma experiência única

Feira da Open Design Independente acontece no Jockey Club nos dias 6 e 7 de setembro, com entrada franca

Imagine vivenciar uma experiência que une moda e o design contemporâneo, com a história de um dos mais elegantes patrimônios culturais de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul, no esporte e também no comportamento de gerações.

Nos dias 6 e 7 de setembro, o Jockey Club do Rio Grande do Sul recebe a Feira de Design da Open Design Independente. A Open, já conhecida por ser uma iniciativa que dá espaço, apoio e promoção aos designers autorais e independentes gaúchos, está se unindo ao Jockey Club, realizando uma homenagem e abordagem da história de um dos nossos mais expressivos patrimônios esportivos e culturais, que completa 118 anos no domingo (07/09), com sua tradicional prova Protetora do Turfe.

O Evento

A curadoria do evento vai apresentar e reunir expoentes da moda, joalheria, decoração e utilitários em geral, em iniciativas que vão ocupar ambientes do Jockey, como o salão panorâmico, com vista para o Guaíba e pista de corrida.

A programação ressalta o potencial cultural do Jockey e sua história, que fala sobre estilo de vida, design, arquitetura, e paixão por cavalos e corridas.

“Ocupar o Jockey clube com design é uma necessidade e quase uma redundância em um ambiente desenhado com tanta maestria, um diálogo importante que relembra o potencial estético desse prédio que é obra do modernismo. Sem esquecer que o design e a cultura andam juntos, é importante lembrar o legado que o Jockey nos presenteou, desde a fundação de Porto Alegre. Ambiente que guiou moda e estilo de vida, que conectou ainda mais o gaúcho com os cavalos, que promovia encontros importantes e memoráveis. Estamos propondo um novo tempo para o Jockey, democratizando o design e contando a sua história”, diz Camila Farina, Fundadora e curadora da Open Design Independente

Instalação no corredor de entrada

“Novos velhos tempos”

Uma instalação de moda receberá os visitantes no corredor principal, que dá acesso ao Salão de Apostas. A curadoria de Camila Farina apostou em uma conexão dos anseios contemporâneos com a tradição. A CÓS Costura Consciente, liderada pela designer de moda Marina Giongo, apresentará trajes criados com guarda-chuvas reciclados, que são já icônicos da marca. O feminino será exaltado, a capacidade da mulher de criar e se reinventar. Desde um traje montado com mais de cem guarda chuvas, inspirado na Belle Époque, até versões mais contemporâneas.

A CÓS também estará expondo e vendendo suas peças na feira, a marca propõe a retomada de várias mulheres a partir da costura, através de uma remuneração justa e oficinas de capacitação.

Talks

Outra atração vão ser os Talks sobre moda, onde personalidades do setor vão abordar o desenvolvimento da moda e do design através do tempo, influenciando o dia a dia dos gaúchos como forma de pertencimento cultural e de estilo.

TALKS // A MODA E O JOCKEY
Estudantes da Graduação em Moda da Unisinos trazem seu olhar sobre lifestyle e comportamento refletido na moda no Jockey Clube do RS.
Mediação das curadoras de moda e design Giselle Padoin e Camila Farina.

14h
“Moda Masculina e o impacto dos esportes de elite” (Fabiane Lima Gay)

14h45
“Ícones da Moda Brasileira: a identidade em movimento” (Kamyle Gutkoski e Laura Helena Serrat de Lemos)

15h30
“De Woodstock ao Turfe: como os anos 70 costuraram novos códigos de estilo” (Manuela Henirichs e Marina Scherer Kreutz)

16h15
“Anos 80: quando a Moda virou espetáculo” (Giovanni Trapasso e Júlia Rembowski Brandão)

17h
“Moda na virada do século e a influência do Jockey Club na cultura local” (Fernanda Schmukler Meyer e Maria Júlia Portal Weissheimer)

Fascinators para experimentar e adquirir

Uma ação com a designer de chapéus Cris Susin traz uma revisitação da moda como elemento marcante que atravessa o tempo e também registra a trajetória do Jockey Clube do Rio Grande do Sul. Os Fascinators ganharam força com a realeza britânica, mas se inspiraram em adornos que misturavam penas, fitas, tule e flores, já usados na França de Maria Antonieta. Nos Jockey Clubs, são uma febre e estão voltando com tudo. No evento, Cris, além de vender suas peças, vai disponibilizar para fotos no ambiente do Jockey.

Celebração dos 118 anos do Jockey se une à design independente e a economia criativa

No dia 7 de setembro o Jockey Club do Rio Grande do Sul completa 118 anos. Entre as provas da tarde especial de domingo, vai o “Grande Prêmio Protetora do Turfe”, uma das principais do Estado, tradição das pistas de corrida de cavalo RS. A prova é disputada em 7 de setembro, data da fundação da entidade pioneira em corrida de cavalos em Porto Alegre, a “Sociedade Protetora do Turfe”, criada em 1905, que originou o clube atual.

Para o presidente do Jockey Club esta união com a Open Design Independente representa um novo momento. “É um orgulho para o Jockey receber a Open Design neste momento tão simbólico de nossos 118 anos. O evento ressalta a nossa cultura e conta a nossa história através da moda, da arquitetura e do estilo de vida que sempre estiveram presentes no clube, reafirmando o papel do Jockey como espaço de elegância, criatividade e pertencimento para a sociedade gaúcha” comenta Gil Irala.

Serviço

Feira Open Design Independente no Jockey Club do Rio Grande do Sul

Quando: Dia 6 de setembro (Sábado), feira no 4º andar, salão Amarelo, das 11h00 às 20h00 / talks sobre moda e Lifestyle do Jockey das 14h00 às 17h00

7 de setembro (Domingo), feira das 11 às 19h00 / corrida na pista e inúmeras atrações no clube

Onde: Jockey Club do Rio Grande do Sul – Avenida Diário de Notícias, 750 – Cristal, Porto Alegre.

Estacionamento gratuito no local

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos